ALARGAMENTO DA ORLA E O IMPACTO NA CIDADE

22 de agosto de 2022

Como o alargamento mudou Balneário Camboriú um ano após início da obra?

 
Nesta segunda-feira (22) completa um ano desde que a draga Galileu Galilei chegou a Balneário Camboriú e deu início às obras de alargamento, que triplicaram a faixa de areia da Praia Central e transformaram a orla. Foram R$ 88 milhões de investimento e quase três milhões de metros cúbicos, que provocaram um salto na economia. O resultado é que a obra tem servido como parâmetro para outras cidades em SC e também em outros estados, interessadas em alargar a faixa de areia.
Balneário Camboriú é a cidade com metro quadrado mais caro do país após superar São Paulo.

Os números astronômicos da obra fizeram colocaram Balneário Camboriú em evidência e potencializaram o turismo.

A temporada passada foi a melhor dos últimos anos, e a cidade parece estar superando a sazonalidade – um desafio histórico.

No mercado imobiliário, os imóveis da Avenida Atlântica tiveram até 30% de valorização e o aumento de preço repercutiu em todo o municípios– o que fez Balneário subir quatro degraus no ranking FipeZap e se tornar a cidade com o metro quadrado mais caro do Brasil.

Mas o principal efeito é ambiental e foi sentido mais recentemente, quando a Praia Central foi afetada pelos ciclones que têm atingido a costa catarinense. Em situações semelhantes, era comum que a água do mar invadisse o calçadão e a Avenida Atlântica, provocando estragos. Desde o alargamento, a maré subiu com os fenômenos extremos – o que é esperado - mas não chegou a ultrapassar a faixa de areia.

O próximo passo será a instalação da restinga, que ajudará na contenção da maré e evitará erosão no futuro. Em um acordo com o Instituto do Meio Abiebnte (IMA), o plantio ficou para depois das obras de reurbanização, que ainda não têm data para começar.

CIDADES DE SANTA CATARINA ONDE IMÓVEIS VALORIZAM TRÊS VEZES MAIS DO QUE NO RESTO DO PAÍS.

03 de agosto de 2022

O informe FipeZap de julho mostra que quatro cidades analisadas pelo índice em Santa Catarina tiveram valorização pelo menos três vezes maior do que o padrão nacional nos últimos 12 meses. Enquanto a média das 50 cidades acompanhadas, em todo o país – incluindo as capitais - foi de 5,97% de valorização do metro quadrado, em Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e São José os preços subiram pelo menos 19%.

 

A campeã de valorização é Balneário, que ocupa o primeiro lugar no ranking com o metro quadrado mais caro do país – média de R$ 10.221. O aumento, na cidade, foi de 22,88% em 12 meses. Em seguida vêm Itapema (20,56%), São José (19,73%) e Itajaí (19%).

Os demais municípios catarinenses que são analisados pelo índice FipeZap também estão acima da média nacional. Florianópolis teve valorização de 13,42%, Blumenau 15,29%, e Joinville 10,77% em 12 meses.

Com esses resultados, todas as cidades avaliadas em SC tiveram valorização acima da inflação no período. Segundo o IGP-M, a inflação nos últimos 12 meses ficou em 10,08%. A média nacional de variação no preço dos imóveis, no entanto, foi bem menor, de 5,97%. Santa Catarina tem índices mais expressivos, o que mostra o aquecimento do setor no Estado.

 

No último mês, segundo o informe FipeZap, os preços no mercado imobiliário nacional subiram acima da inflação. A média foi de 0,52% de variação, enquanto a inflação medida pelo IGP-M é de 0,21%. Todas as cidades avaliadas em SC continuam acima da média.

REURBANIZAÇÃO DA ORLA DA AVENIDA ATLÂNTICA

03 de agosto de 2022

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Reurbanização da orla da Avenida Atlântica

  • Você deve ter ouvido falar do alargamento da faixa de areia de 25 para 70 metros em Balneário Camboriú, certo? Agora, a reurbanização da orla da Avenida Atlântica deve agregar ainda mais valor para a cidade. O projeto, elaborado pelo Escritório Índio da Costa, foi apresentado em audiência pública realizada no dia 19 de julho, na Câmara de Vereadores. 

A proposta de construção de um parque linear e acessível, integrando o Pontal Norte e a Barra Sul, vai consolidar Balneário Camboriú como uma cidade única, moderna e bem desenvolvida. Além disso, tamanho investimento em melhorias assegura cada vez mais bem-estar e qualidade de vida, tanto para a população, quanto para os turistas.

Vamos saber mais sobre o assunto? Siga a leitura e entenda o que está previsto para a reurbanização da orla da Avenida Atlântica.

Reurbanização da orla da Avenida Atlântica: o projeto 

 

A reurbanização da orla da Avenida Atlântica prevê a construção de um belíssimo parque à beira mar, com o conceito de jardim urbano, moderno e acessível. No projeto, consta o plantio de árvores, vegetação e restinga, decks de acesso à praia, mobilidade, iluminação, lazer e, é claro, segurança. Confira: 

Mobilidade

  • A calçada da Avenida Atlântica vai se tornar um calçadão, oferecendo muito mais comodidade para as caminhadas à beira-mar.
  • ciclofaixa será uma faixa de micromobilidade, com o intuito de desafogar o trânsito e preservar o meio ambiente.
  • Via exclusiva para o Ônibus Elétrico VLT, com propulsão elétrica silenciosa e não poluente, piso baixo para facilitar o acesso de idosos, portadores de 
  • necessidades especiais e carrinhos de bebê.  
  • Também haverá uma pista específica para corrida.

 

Infraestrutura de lazer

  • Ao longo da orla, estão previstos parques playgrounds para a diversão das crianças.
  • Além disso, haverá academias de ginástica ao ar livre, dog parksbicicletários deques.

 

Segurança e limpeza

  • Os quiosques serão reestruturados, assim como as lixeiras e os postes de iluminação.
  • Tudo será pensado para compor um visual impecável e um novo cenário noturno – sempre considerando a segurança, o acolhimento do público e a personalidade contemporânea de Balneário Camboriú.

 

Sustentabilidade

Atualmente, qualquer projeto para aumentar o conforto e a qualidade de vida atenta para como o meio ambiente será beneficiado. Por isso, a revitalização também prevê o plantio de restinga. Essa foi, inclusive, uma das exigências para o licenciamento ambiental.  

A proposta prevê a incorporação de toda a vegetação existente no local, tanto a arborização das calçadas, quanto a pequena mancha de restinga existente na ponta norte, o adensamento da arborização dos dois lados da avenida, e, no ponto mais próximo à areia da praia, vegetação rasteira e nativa de todo o litoral brasileiro.

A reurbanização da orla da Avenida Atlântica antevê o plantio de espécies como:

 

  • capim-das-dunas;
  • capim-da-praia;
  • batateira-da-praia;
  • acariçoba;
  • capotiraguá;
  • feijão-da-praia.

 

A restinga exerce função ambiental e de barreira – isto é, impede o avanço do mar e o carregamento da areia para a calçada ou para a rua. Além disso, também é uma excelente opção de abrigo para a fauna local

Valorização imobiliária

Balneário Camboriú tem o metro quadrado mais valorizado do Brasil, com índices superiores a 25% ao ano, conforme dados da FipeZap. A cidade é referência em imóveis de alto padrão e vem atraindo cada vez mais interessados em excelentes oportunidades de investimento. 

Nos quatro primeiros meses de 2022, estima-se que mais de um milhão de turistas tenham visitado o município. Mas o que atrai tanta gente? As belezas naturais, os projetos arrojados e, é claro, os extraordinários índices de qualidade de vida e segurança. 

Enquanto o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio do Brasil é de 0,699, Balneário Camboriú chega a 0,84, por exemplo. E quanto à segurança, que é uma das grandes preocupações dos brasileiros? O município figura no Ranking Connected smart Cities como o mais seguro do Brasil, entre mais de 700 cidades avaliadas. 

Ainda nesse ranking, BC é:

 

  • a primeira colocada na avaliação quanto ao meio ambiente;
  • a segunda colocada em governança e mobilidade;
  • a quinta colocada em saúde.  

 

O projeto de reurbanização da orla da Avenida Atlântica é um dos grandes investimentos que vêm sendo realizados no município. Ele contribuirá com a melhoria de todos esses índices. Afinal, investir é cresceragregar valorinovar. E nesse quesito, em especial, Balneário Camboriú é um exemplo para o país. 

Gostou deste conteúdo? Continue navegando no nosso blog para ler mais notícias como esta e ficar por dentro de oportunidades incríveis na região.