ONE TOWER, CERTIFICADO COMO EDIFÍCIO RESIDENCIAL MAIS ALTO DA AMÉRICA LATINA

07 de novembro de 2022
One Tower, em Balneário, recebe certificado mundial de edifício residencial mais alto da América Latina

Com 290 metros de altura, empreendimento que será inaugurado em dezembro, é chancelado pelo CTBUH, Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano.

A marca é chancelada pelo CTBUH, Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, organismo internacional do setor de arranha-céus e design urbano sustentável.

Além de divulgar importantes informações sobre as construções e seus lançamentos, o CTBUH também é reconhecido como o principal recurso global para dados interativos de edifícios urbanos altos.

Com 290 metros de altura, o One Tower conta com 84 pavimentos, sendo 70 habitáveis, o edifício conta com dois apartamentos por andar, apresentando quatro andares com áreas de lazer com mais de 20 ambientes – sendo duas nos andares 56 e 57, figurando também com o lazer mais alto dos Américas.

“Essa certificação reforça todo o trabalho desenvolvido e o investimento no desenvolvimento de tecnologias nos assegura a transformação do mercado da construção civil e o skyline de Balneário Camboriú. Temos orgulho de fazer parte dessa história, não apenas da FG, mas de todo o segmento”, destaca André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos.

O empreendimento será entregue no próximo mês, quando será também realizada a cerimônia oficial com a presença de membros do CTBUH.

PROGRAMA BANDEIRA AZUL EM B.C.

06 de outubro de 2022

Balneário Camboriú terá três praias no Programa Bandeira Azul.

“Recebemos nesta semana o reconhecimento de cidade número 1 em Meio Ambiente do Connected Smart Cities, o ranking das cidades inteligentes, pelo segundo ano consecutivo. A bandeira azul hasteada em mais uma praia de Balneário Camboriú reafirma que estamos, enquanto administração e enquanto sociedade, fazendo um trabalho precioso em relação ao meio ambiente. Isso destaca Balneário Camboriú nacionalmente, e a torna, cada vez mais, referência para o Brasil”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

A Bandeira Azul é um prêmio internacional que sinaliza para a população que a praia tem qualidade de água e é segura. É concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios que envolvem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental. Na cidade, a Tedesco Marina também renovou a bandeira azul.

Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho ficam na região das Praias Agrestes de Balneário Camboriú, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava, um local cercado de vegetação nativa. Há quase dois anos, essa região tem um plano de manejo, o qual determina as diretrizes e regramentos para o desenvolvimento sustentável da APA.

“Em Taquaras, melhoramos os acessos e disponibilizamos banheiros, além de monitorarmos a qualidade da água desde que a praia entrou na fase piloto do programa, em 2018”, diz a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Para a temporada 2022/2023, o júri internacional do programa avaliou a inscrição de 29 praias e 11 marinas brasileiras, considerando todas aptas para receber a premiação. No total, 40 locais serão certificados com a Bandeira Azul em novembro, no início da temporada de verão no Hemisfério Sul, em evento presencial em Niterói (RJ). Santa Catarina tem 18 das 29 praias brasileiras aprovadas, além de quatro das 11 marinas brasileiras que obtiveram a premiação.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019

Balneário Camboriú estreou no programa na temporada 2018/2019, com as praias do Estaleiro e Estaleirinho. No início de 2017, o município habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências, baseadas em 34 critérios. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo dos últimos anos.

PROGRAMA SELO TURISMO QUALIFICADO.

28 de setembro de 2022
Balneário Camboriú ganha programa “Selo Turismo Qualificado

Na quinta-feira, 29, o PZ Ecomall será palco para o lançamento do programa do Governo Municipal e serve como ‘termômetro de boas práticas’ ao turista.

Com economia voltada para o turismo e que desponta no ranking com um dos melhores IDH’s do Brasil (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo pesquisas, o município catarinense de Balneário Camboriú terá o lançamento do programa “Selo Turismo Qualificado BC”, iniciativa da prefeitura com objetivo de promover a qualificação de estabelecimentos ligados ao setor.

Balneário Camboriú ganha programa “Selo Turismo Qualificado”. Divulgação/PMBC

Entre eles, serão envolvidos bares, restaurantes, hotéis, museus, parques e outros do gênero. A apresentação de detalhes do programa acontecerá no PZ Ecomall, na quinta-feira, 29, às 19h0min.

O local foi escolhido por ser um estabelecimento que une diversidade de opções gastronômicas, arte, lazer e sustentabilidade na área central do município. Autoridades municipais e estaduais estarão presentes na ocasião.

“Balneário Camboriú e região despontam no cenário nacional e internacional pela qualidade de seus atrativos e infraestrutura. Com o metro quadrado mais valorizado do país, a cidade é cobiçada por milhares de turistas que escolhem o destino para passar férias, finais de semana, feriados e outros que a escolhem para investir e morar. Portanto, assim como é a filosofia do PZ Ecomall, criar soluções que visem à qualificação e boas práticas do turismo é certamente mais um diferencial trazido pela prefeitura tanto para os estabelecimentos quanto para os visitantes”, diz o CEO da PZ Empreendimentos Filipe Pitz, responsável pelo PZ Ecomall.

Sobre o “Selo Turismo Qualificado BC”

O selo do programa “Turismo Qualificado BC” terá 5 eixos, que serão lançados semestralmente, e irá avaliar itens como: sustentabilidade, atendimento ao turista, acessibilidade, segurança e medidas sanitárias.

Com a adesão ao programa, o estabelecimento ganha o selo que serve como ‘termômetro de boas práticas’ ao turista.

Os critérios e a categoria alcançada pelo local poderão ser acompanhados pelo visitante em tempo real através de QR Code, que será colocado nos estabelecimentos reconhecidos. A iniciativa é da Prefeitura de Balneário Camboriú.

“A expectativa quanto ao selo de turismo é auxiliar na evolução dos atrativos e propagar essas iniciativas para fora. Serão cinco selos com até 3 estrelas para itens como: sustentabilidade, atendimento ao turista, acessibilidade, segurança e medidas sanitárias. Neste sentido, entendemos o PZ Ecomall como exemplo porque após pesquisas identificamos a preocupação ambiental do espaço que se ofereceu para recepcionar o evento”, afirma Thiago Velasques, secretário de Turismo de Balneário Camboriú.